terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

REFLETINDO SOBRE AS FRUTAS

  Sabemos que as frutas são essenciais para o bom desenvolvimento intestinal, devido a sua riqueza em fibras. Além disso, por causa da frutose, introdui-se açúcar no organismo de forma saudável sem fazer o pâncreas trabalhar em alta velocidade. E para quem está de dieta e adora um docinho, a fruta é um excelente substituto.
   Ocorre que são ricas em carboidratos e porque não falar, fonte de energia e bem estar. Todos nós conhecemos pessoas que comem duas, três porções de frutas por dia e não vivem sem elas.

   Não travo qualquer tipo de batalha contra elas, muito pelo contrário. Acredito que o bem estar em perder peso com saúde também está vinculado a não privação de alimentos extremamente importantes ao nosso metabolismo como as frutas.

   Quando fiz essa dieta, recordo-me que senti muita falta e no nono dia comi uma metade de laranja. Porém, após os dez dias me servi de pequenas porções a começar pelo melão e maçã. Daí, me servi de frutas duas vezes ao dia, sempre nos lanches (manhã e tarde). De noite considerei um item proibido e considero até hoje, três meses após ter alcançado meu objetivo: 57 kg
   Minhas noites, são regadas à salada do almoço, ou omelete, ou pãezinhos sem carboidrato, queijo, presunto e chás.

    Registro aqui algumas observações sobre a ausência de frutas nesses primeiros dias de dieta:

  • nessa dieta reduzi consideravelmente a quantidade de alimentos que metabolizava, portanto produzi menos bolo fecal, diante disso é aceitável que a frequencia ao banheiro tenha diminuido.
  • considerei que para aumentar minha saciedade, consumi uma quantidade maior de salada, hábito que nem sempre tinha quando me alimentava normalmente ou acima do normal com massas, doces e outras combinações ricas em carboidratos, daí vi nesse consumo de saladas um grande aliado no funcionamento intestinal diário.
  • a farinha de soja, rica em fibras e CarboidratoZero, a berinjela e a couve flor enriqueceram as refeições sem deixar espaço para intestino preguiçoso.
  • voltei a consumir os sucos de frutas, porém os preparados na hora, sem adição de açúcar, no lugar de uma fruta na hora do lanche. Proibi o consumo junto com as refeições, os de caixa ou lata e durante a noite.
  • Uma última consideração: Sempre tive e ainda tenho uma certa reserva quanto às saladas de fruta. Acredito que o aumento de carboidrato no organismo, sem falar na frutose, é substancial ao consumi-las, principalmente aquelas misturas bem tropicais com banana, maçã, mamão e manga. Há quem adiciona pêssego em calda, kiwi, uva e laranja. A salada de fruta é bem vinda, mas depois que adquirimos disciplina, pois podemos pecar pelo exagero.

   
   

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pão sem carboidrato

1 caixinha de creme de leite
1 ovo
1 colher de margarina
1 xícara de farinha de soja (uso uma marca chamada Olvebra, comprei pela internet)
1 colher de queijo parmesão ralado.
Misturar em uma travessa. Se ficar muito duro vou adicionando água até amolecer.
Distribuo em forminhas individuais de cup cake ou empadas e levo para assar.

Obs.: Esse pãozinho esfarela um pouco ao ser partido, portanto comecei a adicionar 2 caixinhas de creme de leite.
Quem não quiser usar o creme de leite tradicional, adicione creme de leite de soja (seu custo é mais alto, sai à aproximadamente R$ 4,99 nos grande mercados)
Quem gosta de mais sabor vai a dica: adicione à massa orégano e pimenta calabresa.
Sugestão: a ricota amassada e misturada com maionese industrializada e sal, fica bem cremosa e adicionada a essa mistura dá mais consistencia ao pãozinho, deixando-o saboroso.
Na próxima postagem vai a receita da ricota temperada!!Hummm!!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um acompanhamento para todas as horas

BERINJELA SABOROSA
2 berinjelas lavadas e, primeiro fatiadas em círculos, depois, cortados esses círculos em tiras finas.
1 colher de salsinha ou cebolinha frescas
1 colhe de cebola bem picadinha
1 colher de azeitonas picadas
1 pimenta malagueta amassada
azeite, orégano e sal a gosto

Em uma panela, fogo baixo, adicione a berinjela regada no azeite e vá revirando.
Em poucos minutos ela escurecerá e ficará macia. Desligue o fogo.
Adicione os outros ingredientes (uma dica: adicionar a saldinha ou cebolinha com o fogo ligado, pode deixar a berinjela amarga)
Misture bem e deixe esfriar.

OBS: A pimenta é um opcional, claro que vai de acordo com cada paladar.
Essa berinjela aceita todos os tipos de temperos, tais como: pimentão de todas as cores picadinho em quadradinhos, cebolinha verde, alho desidratado, pimenta calabreza, cebola roxa.
Na hora de temperar a criatividade manda!
Apenas observe o seguinte: castanhas em flocos, passas escuras ou claras, molho shoyo possuem carboidrato mesmo em pequenas doses, portanto cuidado para não sair do propósito, que é a redução do carboidrato nos alimentos.

Receita de filé de Merluza

2 filés de Merluza, (o filé de merluza é branco e macio, tem formato triangular e custa aproximadamente R$ 10,00 o quilo)

20 folhas de espinafre,

2 colheres de berinjela  em conserva e

10 cubinhos de ricota temperada.

Tempere os filé de merluza com sal e azeite, corte em tiras grossas.
Em uma panela, refogue o filé de merluza com uma colher de azeite. Antes da água, que solta do peixe, secar, adicione as folhas de espinafre.
Continue revirando, após cinco minutos adicione os cubinhos de ricota. Revire mais um pouco. A água do peixe secará, o espinafre murchará e o queijo ficará macio.
Desligue o fogo e sirva com berinjela em conserva.

Essa misturinha é uma delícia!

OBS: Cuidado com os temperos prontos, eles têm carboidratos nas formulações. Prefira azeite, cebola, alho, salsinha, cebolinha, tudo fresco.
Se a água do peixe secar antes de adicionar o espinafre, coloque um dedo de água do filtro. Isso para refogar o espinafre e não deixá-lo queimar.
A berinjela em conserva ensino na próxima receita.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ALGUMAS DICAS PRECIOSAS

  • faça da berinjela, do chuchu, da abobrinha e da couve flor seu prato principal.
  • os queijos amarelos, como a mussarela, provolone e parmesão são ricos em sal, portanto há necessidade de diminuir o sal quando adicioná-los nas refeições, ou ralados, ou em cubinhos.
  • não coma ovo todo dia, três vezes na semana é o ideal.
  • a cenoura e tomate podem fazer parte das refeições sim, porém em pequenas porções.

Uma lista de alimentos sem carboidrato

 Primeiro coloco  aqui uma lista de alimentos cujo carboidrato é reduzidíssimo, e uma dieta bem criativa com esses ingredientes, sem dúvida não te deixará com fome:
abobrinha verde
acelga
alface,
aspargos
atum
azeite,
azeitonas, bacalhau, berinjela, couve flor
bacon, brócolis
vagem
salsa,
salaminho
gelatina diet
guaraná diet
lagosta
linguiça
manteiga
margarina

chuchu
chicória
espinafre

cogumelo
queijos

presuntos
ovos
peixes,
frango e carnes bovinas
cebola
camarão
café
jiló
pepino
pimenta

  Completo dizendo que os alimentos que estão em verde deixam a refeição sem graça e precisam de outros ingredientes para agradar aos olhos e paladar.