quarta-feira, 7 de março de 2012

Algumas considerações

Prezados seguidores,

percebo que essa dieta é para a vida toda.

Reduzir o carboidrato nas refeições, permite a introdução de novos alimentos que não se tem tanto costume de consumi-los e, consequentemente, a prática da criatividade de novos cardápios. Além disso, proprociona mais disposição durante o dia, pois as proteínas são grande fonte de energia e saciedade por mais tempo, acreditem!

Ao me privar das pizzas, durante os 10 primeiros dias, e elas estão presentes todas as quintas em casa, mostrei a mim mesma a força de vontade e a disposição em perder peso para a qual eu havia me permitido.

Comecei quatro vezes esse período de 10 dias, sempre caía em tentação, de repente consegui, dia após dia, ficar sem qualquer alimento que contivesse carboidrato. A balança mudou, minhas roupas desapertaram, outras começaram a entrar, minha disposição para malhar resurgiu, fiquei mais criativa na cozinha e minhas refeições se tornarm mais atrativas, mesmo sem arroz, feijão, lasanha e batata.

Hoje, depois de quatro meses que atingi a minha meta, 57 kg, elejo um momento do meu dia para comer carboidrato. Se for no café da manhã, como pão integral, com queijo e presunto, leite com café solúvel, uma porção de fruta (mamão, melão, uma fatia de abacaxi), ou um copo de suco feito na hora.
Caso queira comer carboidrato no almoço, então meu café da manhã será com pão de farinha de soja, chá de sidreira, queijo mussarela, presunto ou peito de frango, ou dependendo do tempo que me sobra, faço um omelete.

Na hora do almoço, planejo da seguinte forma: se comi carboidrato no café da manhã, farei um prato farto de salada (couve flor, berinjela, abobrinha, repolho cozido ou cru, azeitona, alface, rúcula, brócolis, vagem, pepino, 1 rodela de tomate e 2 rodelas de cenoura) com alguma proteína (filé de peixe, de frango, ou bife, ou escalopinhos de fígado de boi). Para quem gosta, um omelete com gorgonzola e espinafre fica divino.

Se optei em comer carboidrato no almoço, o arroz e feijão são sempre bem vindos, ou um caprichado arroz de forno, ou polenta recheada com calabreza, ou minha lasanha favorita e porque não uma sobremesa. Mesmo assim, a salada acompanha a massa, sempre.

Sou eu que planejo e executo as refeições em casa, tenho o cuidado de não obrigar que a família siga minha dieta, por isso, os carboidratos fazem parte de todas as refeições. Daí a disciplina e força de vontade sendo colocadas a prova todo momento do dia.

Para quem cozinha, não beliscar se torna exceção e nessa dieta tem que virar rotina.

Por fim, as frutas são minhas companheiras nos lanches da manhã e à tarde. Possuem sim carboidratos, porém com moderação, em pequenas porções, a quantidade ingerida é insignificante e não atrapalha a dieta.

Acreditem, seguidores, tentem dessa forma, ou sigam em frente para aqueles que já estão na estrada e a família toda aplaudirá de pé!

4 comentários:

  1. Olá Cíntia, tenho uma dúvida. Sempre leio aqueles quadros das embalagens que falam da quantidade nutricional do produto e vejo que até queijos e presuntos apresentam carboidrato na porção indicada. Como devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmem,
    sua dúvida é importante.
    As vezes não dá pra ficar sem carboidrato totalmente, só se eu comer ovo e carne todas as horas do meu dia!

    ResponderExcluir
  3. Carmen, como vai?
    Em resposta a sua pergunta, dou o seguinte exemplo: peito de peru.
    Quando eu compro peito de peru para sanduíche, vejo que, nesses quadros de informação nutricional, a porção de 3 ou 4 fatias apresenta 0,6% de carboidrato. Sei que ao longo do dia, comerei essa quantidade, porém percebo que ao longo de minha dieta essa quantidade nunca alterou o alcance do meu peso desejado.
    Você pode sim comer porções que ficarão abaixo do 1% de carboidrato nos 10 dias iniciais de dieta, o que não recomendo é consumi-los nas primeiras 48 horas da dieta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Noca,
    o objetivo principal de minha dieta é reduzir significativamente a quantidade de carboidrato, então quando nesses quadros de valores nutricionais vem especidficada a quantidade de carboidrato por porção e não dá para substituir o alimento, opto em consumir menos que a porção indicada. Se quero comer peito de peru e a porção me diz que tem 1% de carboidrato, então comerei aquela porção ao longo do dia.
    Ficar absolutamente sem carboidrato é apenas na fase inicial (10 dias) e principalmente nas 48 horas iniciais.
    Um abraço.

    ResponderExcluir