terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

REFLETINDO SOBRE AS FRUTAS

  Sabemos que as frutas são essenciais para o bom desenvolvimento intestinal, devido a sua riqueza em fibras. Além disso, por causa da frutose, introdui-se açúcar no organismo de forma saudável sem fazer o pâncreas trabalhar em alta velocidade. E para quem está de dieta e adora um docinho, a fruta é um excelente substituto.
   Ocorre que são ricas em carboidratos e porque não falar, fonte de energia e bem estar. Todos nós conhecemos pessoas que comem duas, três porções de frutas por dia e não vivem sem elas.

   Não travo qualquer tipo de batalha contra elas, muito pelo contrário. Acredito que o bem estar em perder peso com saúde também está vinculado a não privação de alimentos extremamente importantes ao nosso metabolismo como as frutas.

   Quando fiz essa dieta, recordo-me que senti muita falta e no nono dia comi uma metade de laranja. Porém, após os dez dias me servi de pequenas porções a começar pelo melão e maçã. Daí, me servi de frutas duas vezes ao dia, sempre nos lanches (manhã e tarde). De noite considerei um item proibido e considero até hoje, três meses após ter alcançado meu objetivo: 57 kg
   Minhas noites, são regadas à salada do almoço, ou omelete, ou pãezinhos sem carboidrato, queijo, presunto e chás.

    Registro aqui algumas observações sobre a ausência de frutas nesses primeiros dias de dieta:

  • nessa dieta reduzi consideravelmente a quantidade de alimentos que metabolizava, portanto produzi menos bolo fecal, diante disso é aceitável que a frequencia ao banheiro tenha diminuido.
  • considerei que para aumentar minha saciedade, consumi uma quantidade maior de salada, hábito que nem sempre tinha quando me alimentava normalmente ou acima do normal com massas, doces e outras combinações ricas em carboidratos, daí vi nesse consumo de saladas um grande aliado no funcionamento intestinal diário.
  • a farinha de soja, rica em fibras e CarboidratoZero, a berinjela e a couve flor enriqueceram as refeições sem deixar espaço para intestino preguiçoso.
  • voltei a consumir os sucos de frutas, porém os preparados na hora, sem adição de açúcar, no lugar de uma fruta na hora do lanche. Proibi o consumo junto com as refeições, os de caixa ou lata e durante a noite.
  • Uma última consideração: Sempre tive e ainda tenho uma certa reserva quanto às saladas de fruta. Acredito que o aumento de carboidrato no organismo, sem falar na frutose, é substancial ao consumi-las, principalmente aquelas misturas bem tropicais com banana, maçã, mamão e manga. Há quem adiciona pêssego em calda, kiwi, uva e laranja. A salada de fruta é bem vinda, mas depois que adquirimos disciplina, pois podemos pecar pelo exagero.

   
   

Um comentário:

  1. Olá Cíntia
    Achei interessante colocar como você lidou em não comer frutas nessa dieta. Sem dúvida é fundamental que a gente perca peso com a cabeça no lugar e se necessário for nos proporcionarmos momentos mais flexíveis. Você comeu sua laranja no nono dia e nem por isso deixou de emagrecer.
    Contar sua experiencia com essa dieta tem me ajudado muito. Obrigada.
    Enriqueta

    ResponderExcluir